DR RONALDO RETTORE JUNIOR
Dente Siso (Impactados)

O que são dentes inclusos? Todo e qualquer dente que não esteja visível na cavidade bucal é classificado como dente incluso. Quando está parcialmente visível, classifica-se como semi-incluso. O dente mais comumente acometido pela inclusão é o terceiro molar ou dente do siso. E, desta forma, associa-se ao nome dente incluso como o dente siso.

dente siso

Qual o motivo do dente ser chamado de dente siso? Estes dentes nascem por volta dos 18 anos de idade, mesma idade em que os jovens devam criar juízo e terem responsabilidade. Então associou-se o aparecimento destes dentes com a formação do caráter e do juízo dos jovens (sinônimo de siso).

Quais os motivos dos dentes siso serem inclusos? Quando surgiram os primeiros ancestrais do homem, os dentes do siso também chamados terceiros molares se desenvolveram para facilitar a mastigação. Naquela época, como os alimentos eram muito mais duros, a mastigação, uma tarefa complicada, exigia outros molares. Hoje, com os alimentos mais moles e pastosos, esses dentes praticamente perderam sua função. E a tendência é que, num futuro não muito distante, eles deixem de existir. Esta tendência é chamada de evolução genética.

Quantos são os dentes siso? Os terceiros molares (dentes de siso) apresentam-se, na maioria das pessoas, em número de (04) quatro. Sendo (02) dois superiores (um direito e um esquerdo) e (02) dois inferiores (um direito e um esquerdo). Geralmente esses dentes sofrem erupção, ou seja, “nascem”, em torno dos 17 aos 20 anos de idade.

Por que os dentes de siso não existem em algumas pessoas? Para confirmar a ausência do dente siso, é necessária uma avaliação profissional. Pois, somente através de uma avaliação clínica e radiográfica é possível determinar sua presença ou ausência. Deve-se considerar ausência a completa inexistência do dente e não somente a falta de visibilidade na cavidade bucal, pois ele poderá estar presente e estar incluso. A ausência do dente do siso pode ocorrer pela ausência do germe dentário (herança genética).

dente siso

Por que remover os dentes inclusos? Todo dente foi “projetado” para estar na boca em função: mastigatória e estética. Quando o dente não está exercendo sua função ele pode gerar uma série de complicações, que no caso do dente siso podem ser diversas: produzir reabsorções de dentes vizinhos, dor local e irradiada, lesões císticas e dores articulares. Se ele erupcionar parcialmente, pode vir a gerar um quadro inflamatório e/ou infeccioso que é conhecido por pericoronarite. Tal quadro gera muita dor para o paciente, além de inchaço, odor e irritação local.

É considerada uma extração dentária ou uma Cirurgia para remoção dos dentes inclusos? Quando um dente está totalmente externo e não há nenhuma resistência para sua remoção, considera-se uma extração dentária. Em se tratando do dente siso, este é um dente que apresenta características particulares: dificuldade de visualização (interno), recobrimento gengival e ósseo sobre a sua coroa, contato íntimo com estruturas nobres (seio maxilar, nervo e vasos sanguíneos), anatomia irregular (coroa e raízes curvas). Tudo isto faz com que a sua remoção tenha que ser cercada de cuidados antes, durante e depois da cirurgia. A técnica e os equipamentos, além da experiência do profissional e de sua equipe, são importantes no processo cirúrgico de remoção dos dentes inclusos.

Qual a idade para a Cirurgia de remoção dos dentes inclusos?  Ao final do crescimento ósseo, o cirurgião é capaz de avaliar se existe espaço e posicionamento adequado para o nascimento do dente. Caso contrário, a sua remoção cirúrgica está indicada a partir deste momento.dentes

Qual profissional é indicado para realizar esta Cirurgia? Considerando este procedimento uma cirurgia, pelos motivos descritos acima, o profissional indicado para esta cirurgia é o cirurgião bucomaxilofacial, especialista em cirurgias da boca e da face. Capacitado para realizar a cirurgia e, principalmente, as eventuais complicações que podem ocorrer, seja em ambiente de consultório ou em ambiente hospitalar. 



voltar ao topo
Cirurgia Rettore - Todos os direitos reservados
Av Brasil, 1438, Sala 703 - Funcionários - Belo Horizonte - Minas Gerais - CEP: 30140-003
(31) 3274-8687